quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Analisando os treinos longos para a Maratona de Curitiba 2014

Tinha até o dia 14/09/2014 para cancelar a minha inscrição para o Challenge Florianópolis (prova em distância de Meio Ironman), como não estava treinando natação e sem volume de bike devido a operação do ombro, resolvi cancelar minha inscrição e definir um novo objetivo para o final do ano, até para ter como manter o corpo em atividade.

Na definição desse novo objetivo escolhi fazer a maratona de Curitiba, e vejo que não foi a decisão mais correta, treinar para uma Maratona é algo que deve ser levado muito a sério pois os treinos são extenuantes e em apenas 2 meses não acho que conseguiria ter uma boa preparação e estar confiante para fazer uma boa corrida.

Segue um relatório dos treinos longos de corrida que fiz para essa Maratona, apesar de ainda não ter terminado a preparação. Toda quarta-feira tenho treino de tiros, sexta feira e sábado tenho uma rodagem intermediária entre 7 e 10km, e domingo tenho feito os treinos longos. (lembrando que terça, quinta e sábado eu pedalo).

Dia 21/09 - distância 18km pace de 5'19"

http://connect.garmin.com/modern/activity/598259014

Dia 28/09 - distância 20km pace de 5'24"

http://connect.garmin.com/modern/activity/600762195

Dia 05/10 - distância 22km pace de 5'24"

http://connect.garmin.com/modern/activity/606565410

http://connect.garmin.com/modern/activity/606565510

obs.: meu Garmin deu problema e tive que dividir o treino em 2 partes.

Dia 12/10  - distância 24km pace de 5'21"

http://connect.garmin.com/modern/activity/611494058

Dia 19/10  - distância 26km pace de 5'07"

http://connect.garmin.com/modern/activity/615715745

Dia 27/10  - distância 28km pace de 5'11"

http://connect.garmin.com/modern/activity/621610295

Atualizada essa postagem (dia 03/11/2014)

Dia 02/11/2014 - distância 30km pace de 5'09"

http://connect.garmin.com/modern/activity/625049409

obs.: Corri o longo na segunda-feira já que quebrei feio no domingo, estava me sentindo muito cansado de uma transição(bike + corrida) que havia feito no sábado e no domingo não estava rendendo o treino, era para correr 28km e acabei correndo somente 10km e deixei para fazer os 28km na segunda-feira.

Todos esses treinos tem sido muito sofridos, pois estava sem volume de corrida, sem ritmo, fiquei 1 mês  correndo entre 8km e 10km até começar a treinar para a maratona.

É possível observar uma evolução nos treinos, os últimos longos tem saído em um ritmo melhor se comparados aos treinos anteriores, porém não tem sido nada fácil, e nos treinos para o Ironman de 2014 estava correndo essas distâncias com uma certa facilidade e em um ritmo muito melhor.

Esse domingo dia 02/11 tenho mais um treino longo de corrida e depois o volume deve começar a baixar, só observando que esse volume já deveria estar baixando nessa semana para entrar nas semanas de polimento e chegar mais inteiro para a maratona, porém como comecei a me preparar muito tarde o polimento ficará um pouco menor.

Ainda não sei se conseguirei terminar a maratona correndo em um ritmo bom, estarei na largada porém caso veja que o corpo não esteja respondendo legal, não exitarei em abandonar a prova, até por que em janeiro iniciaremos os treinos para o Ironman Brasil 2015 e não quero chegar nesses treinos com alguma lesão.

Só lembrando que apesar de já ter feito o Ironman 3 vezes, eu nunca fiz uma Maratona sendo somente a maratona, e vejo que é complicado e temos que ter o máximo de respeito possível com essa distância.

Eu respeito a distância e meu corpo, mais muita gente vai falar que já fez maratona com muito menos treino que eu, que já fez treinos para a maratona em um pace muito pior que o meu, e que eu to me estressando a toa e que eu conseguirei fechar a maratona facilmente. Pessoal, não é assim que eu penso, fazer uma prova pra mim tem que ser feita de maneira que eu sinta que o corpo ta respondendo a aquele estimulo e que eu não estou lá judiando dele e o expondo a algo que não me fará bem.


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Quatro meses pós operação do ombro

Bom ja fazem quase 4 meses que fiz a operação no ombro, e durante esse período adquiri alguns amigos novos além dos pares de tênis, da bike e dos óculos de natação. Segue uma foto desses amigos:

Vou explicar como utilizei esses 4 amigos durante esses 4 meses de recuperação de cirurgia.

A bola azul, utilizei já nos primeiros dias pós cirurgico para não perder tanta força nos músculos do braço que ficou imobilizado. É uma bola bem mole. Pós cirurgia as dores assustam bastante a gente, mais é importante não manter o braço 100% imobilizado, pois a recuperação posterior será muito pior.

O restante dos equipamentos só começaram a ser  utilizados após os 38 dias de tipóia terem passado.

O pedaço de madeira (cabo de vassoura cortado) utilizei para ganhar movimentação de rotação lateral e frontal.

A bola amarela pequena usei para fazer a liberação dos músculos do peito, que estavam bem travados e essa bola me permitiu ajudar a liberar essa musculatura, por incrível que pareça se a musculatura do peito estiver travada o braço não estica.

A Powerball utilizei para ganho de força no ombro e no braço.

O elástico é fantástico, é possível através dele fazer uma dezena de exercícios que ajudam no ganho de força e estabilidade no ombro.

O primeiro passo após a cirurgia do ombro é ganhar movimentação, isso é um pouco demorado, após o ganho de movimentação é feito o ganho de força.

Lembrando que esses equipamentos foram sendo adquiridos aos poucos conforme a recuperação da cirurgia foi evoluindo, durante 30 dais fui a sessões de fisioterapia todos os dias, sendo que o foco foi o pilates, pouco utilizou-se da fisioterapia tradicional, agora vou ao fisioterapeuta 2 vezes na semana e o restante dos dias faço os exercicios em casa.

Atualmente ainda estou na fase do ganho de força mais o ombro e braço afetado está praticamente 85% bom, acredito que mais algum tempo ele estará bem melhor, porém uma cirurgia de ombro pode demorar até 2 anos para ficar 100%.

Postagens anteriores sobre a cirurgia:

http://coisasquefiznavida.blogspot.com.br/2014/07/a-noticia-que-nenhum-atleta-gosta-de.html

http://coisasquefiznavida.blogspot.com.br/2014/08/recuperando-da-cirurgia-no-ombro.html

http://coisasquefiznavida.blogspot.com.br/2014/09/cirurgia-do-ombro-liberacao-com.html


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Consulta e liberação para a natação (cirurgia do ombro)

No dia 08/10/2014 fiz mais uma avaliação com o médico que operou o meu ombro. No dia 06/10/2014 fiz um raio-x para que ele pudesse avaliar o resultado da operação e da consolidação da fratura do Úmero.

Como eu já poderia supor a minha recuperação foi ótima e faltam ainda ganhar de 10 a 20 graus de movimentação na rotação externa, porém o médico já havia me passado que realmente esse seria o movimento mais difícil de recuperar, então estarei fazendo mais um mês de fisioterapia, até agora fiz 26 sessões de fisiotereapia com pilates e 5 sessões de crochetagem com pilates. Nesse próximo mês farei somente 2 vezes na semana fisioterapia e exericios em casa 1 vez ao dia.

Segue uma foto do meu ombro com o raio-x:

O elemento que aparece no raio-x é chamado de âncora, as âncoras permitem a fixação de tecidos moles (ligamentos, tendões, cápsulas) ao osso , permitindo a reparação de diversos tipos de lesões , sejam elas traumáticas ou degenerativas  . Basicamente, numa âncora, temos duas partes: a parte que ficará ancorada e fixa dentro do osso e que se parece normalmente com um parafuso e a outra parte que é um fio que servirá para prender o tecido solto ou um enxerto ao osso. São muito utilizadas em cirurgias do ombro, mas também podem ser utilizadas em outros locais  como o cotovelo, o tornozelo, o  quadril, a mão e  o joelho.

Segue um vídeo explicando como a âncora é utilizada:


A notícia legal foi que o médico me liberou para voltar a nadar, e já no dia 10/10/2014 estava dentro da piscina, este retorno na piscina vai ser meio complicado, mais agora vou treinar e me dedicar a conseguir voltar nadar bem, juntamente com um ganho de força e movimentação que ainda falta ao ombro e braço operado.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Foam Roller - Liberação Miofascial

Nesta postagem gostaria de falar sobre o Foam Roller, tenho utilizado ele desde janeiro de 2014 e tenho sentido uma boa diferença. Antes de utilizar o foam roller sofria muito com contraturas nas panturrilhas, volta e meia tinha que ir a massagistas para soltar os pontos gatilhos que provocavam muita dor e me empediam de correr.

Para que serve o Foam roller?

O Foam Roller é usado antes e depois das atividades físicas em geral, como uma técnica de auto massagem, conhecida como auto liberação miofascial.

Os exercícios específicos de rolamento no Foam Roller tendem a eliminar os “pontos gatilho”, que são como pequenos nós que se desenvolvem na fáscia muscular (tecido conjuntivo que envolve os músculos), tornando nossos músculos mais facilmente treináveis, mais flexíveis, mais fortes e resistentes a lesões.

Segue um vídeo mostrando como utilizar o foam roller em suas panturrilhas:


O Foam Roller deve ser utilizado da seguinte maneira:


Para efetuar a compra do Foam Roller acesse o seguinte site:


A sensação após utilizar o Foam Roller é simplesmente fantástica, relaxa muito!!