sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rolo Elite Crono Wireless

Bom pessoal, muitas pessoas me perguntam por que não conseguem pedalar no rolo com a mesma velocidade que se pedala na estrada nos rolos da marca Elite de fluido.

Segue a postagem que fiz quando comprei meu rolo:

http://coisasquefiznavida.blogspot.com.br/2011/05/rolo-elite-crono-wireless.html

Ao final da postagem observe que já havia escrito que esse rolo possui 33% de resistência a mais que os rolos comuns.

Fui ao site do fabricante buscar mais informações e encontrei o seguinte:

Observe pela figura acima que para atingir 50 km/h neste rolo seria necessário pedalar a quase 1000 watts (só para se ter uma idéia um atleta de elite no Tour de France em um sprint de alguns metros consegue atingir uma velocidade de 70 km/h com mais ou menos 1300 watts).
Sendo assim, observe que a maior parte dos usuários deste rolo pedalando a 25 km/h com 90 rpm estaria pedalando a 220 watts e a 30 km/h geraria mais ou menos 300. Isto explica por que é tão difícil de pedalar a 30 km/h por exemplo durante uma hora neste rolo, coisa comum de se fazer na estrada e que é possível de se produzir com uns 200 watts dependendo do percurso é claro.
Então pedalando no rolo não esquente a cabeça com a velocidade, preste mais atenção a cadência e a sua percepção de esforço, pois para girar os pedais nesse rolo não é nada fácil. Se utilizar nele a mesma relação usada na estrada fica quase impossível de girar o pedal, então observe a velocidade e se atente a tabela acima.

Neste outro gráfico diz que se o ciclista pedalar na coroa maior 53 e no cassete 13 com 90 rpm é possível produzir 700 watts, como falei quase impossível. Então não se chateie se a principio a única marcha que você consiga usar a 90 rpm seja 39x25 ou 39x23. É muito comum os ciclistas treinarem nessas marchas para fazerem os seus treinos de uma hora ou duas horas no rolo. Eu utilizo a coroa 53 para fazer um pouco mais de força por alguns segundos, sendo possível até pedalar em pé.

Lembrando pessoal que tudo que escrevi aqui é relacionado a um rolo específico, dependendo do rolo e da marca os parâmetros mudam, visite o site do fabricante do seu rolo para saber mais.

Nenhum comentário: