segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Quando trocar a corrente da bike?

Após pesquisar por algum tempo a maneira correta de se saber quando devo trocar a corrente da bike, algumas pessoas dizendo uma coisa e outras dizendo outra totalmente diferente, cheguei a conclusão que deveria ir atrás de quem realmente trabalha com o negócio no dia-a-dia.

Observe a opinião de pessoas de diferente lojas de bike aqui em Curitiba:

Loja 1 - a corrente deve ser trocada a cada 1000km (o que pra mim em época de treinos para o Ironman eu faço em 30 dias)

Loja 2 - a corrente deve ser trocada entre 4000km e 5000km

Loja 3 - independente da kilometragem o mecânico de nossa loja sabe quando ela deve ser trocada.

Fiquei meio perdido, e como gosto de saber as coisas certinhas corri atrás e achei uma ferramenta que mede o desgaste da corrente da bike, detalhe é que nenhuma loja de bike de Curitiba tem para vender a ferramenta.

Só lembrando que uma corrente muito usada compromete toda a relação da bike, ou seja:

- Cassete
- Coroas
- Roldanas

Outra coisa, é a questão de peso do atleta, e o tipo de treino que é realizado, segue um exemplo:

- treinos em terreno plano desgastam a corrente muito menos
- treinos em subida desgastam mais a corrente, a relação de marcha usada pelo atleta nessas subidas também podem diminuir mais rapidamente a vida útil da corrente (atletas que pedalam mais travado e em marchas mais pesadas)

Correntes muito usadas dificultam a regulagem das marchas da bike, fazendo muitas vezes com que a bike troque de marcha sozinha, fique atento a isso, caso a corrente venha a arrebentar em um treino você poderá ficar na mão na estrada.

Procure manter a transmissão da bike sempre limpa e lubrificada, leia a postagem que fiz sobre os lubrificantes para bikes speed:

http://coisasquefiznavida.blogspot.com.br/2014/06/lubrificantes-de-corrente-para-bike.html

Segue a ferramenta para medir o desgaste da corrente da bike:


Como funciona a ferramenta? Bem simples, encaixa-se a ferramenta na corrente, caso a parte da frente da ferramenta atravesse o gomo da corrente por inteiro, isso indica que a vida útil da corrente ja acabou:

Clique na foto para ampliar

Em uma corrente nova a ferramenta não atravessa o gomo da corrente, observe a foto:

Clique na foto para ampliar

Caso a corrente esteja em meia vida a ferramenta entra no gomo mas não atravessa.

Encontrei essa ferramenta a venda no Mercado Livre.

Interessante é anotar a kilometragem da corrente, sempre faço isso, através do site Treinus, consigo cadastrar meu treino e acompanhar a kilometragem de cada corrente de cada bike separadamente.

Chega de comprar correntes no momento errado. Muitas vezes acabamos jogando fora uma corrente que perfeitamente poderia ser usada por mais uns 1000km, ou acabamos usando uma corrente por quase 10.000km comprometendo assim toda a relação da bike.

2 comentários:

Milton disse...

Por essas e outras que tu é e sempre será nosso Facecoach! Mais explicativo que isso impossível! Grande Marlus!
Abração parceiro!

Marlus disse...

Valeu Milton...