terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça-me


A principio a foto acima pode assustar a alguns colegas, mais esse era o Marlus de alguns anos atrás... alguém preocupado com o trabalho, com a filha, com contas, um ser normal como todo brasileiro.

Muitos me perguntam o que levou-me a sofrer a transformação que hoje é visivel ??

Tudo começou em 2007, prefiro não citar lugar e nem exatamente o mês, pois quem ler pode achar que o negócio é pessoal, e longe disso....

Um belo dia estava eu com minha familia em lugar bem agradável e alguém que conheço a muitos anos me disse que eu não era capaz de fazer determinada coisa por causa de meu sobrepeso (fiquei muito chateado com a situação, me senti com a auto-estima la embaixo), foi assim que coloquei na minha cabeça que a situação tinha que mudar!!!

"Quem define do que eu sou capaz sou eu, e não os outros....."

Sendo assim não participei da atividade e fiquei em casa assistindo TV, quando passou ao vivo o Sesc Triathlon Caiobá no Paraná (achei aquele esporte alucinante e pensei um dia eu quero participar dessa prova)!!

Dois meses após o ocorrido me dediquei a fazer um regime, e a fazer exercicios, por conta própria... pois ja havia tentado perder peso utilizando as fórmulas mágicas de alguns péssimos nutricionistas... e após o final do "remédio milagroso" sempre voltava a ganhar peso.

Foi aí então que resolvi estudar os alimentos e conhecer quais alimentos são bons e quais são ruins para minha saúde, tarefa que continua em evolução constante, pois sempre temos o que aprender.

No primeiro mês de academia, auxiliado pelo regime e um ótimo professor de educação fisica, eu consegui perder cerca de 13 kilos, muitos me olhavam caminhando na esteira e pensavam o que aquele gordinho pretende ??? Mais poucos sabiam quanto eu sou determinado.

No inicio do segundo mês acabei por machucar meu pé e não conseguia caminhar direito (resultado do sobrepeso) então parti para a bicicleta, durante um mês de exercicios na bicicleta perdi uns 8 kilos, não sentia tanto prazer quanto o prazer da esteira mais o importante foi o resultado após os 30 dias.

A evolução na esteira foi a seguinte:

- Comecei andando durante 20 minutos
- Passei para 5 minutos de caminhada e 1 minuto de trote durante 30 minutos
- Parti para 10 minutos de caminhada e 5 minutos de trote durante 40 minutos
- Parti para 30 minutos trotando direto
- Consegui após algum tempo fazer 40 minutos de trote direto
- Em seguida passei para 50 minutos de trote direto, e a distância e a velocidade na esteira foram ampliando-se com o passar do tempo de forma gradativa

Durante algum tempo esse foi o meu tempo máximo de esteira pois não sentia necessidade de ampliar o tempo.

Após 6 meses participei da minha primeira corrida de rua de 10km (a principio pensava que somente atletas podiam participar das corridas), mais vendo pessoas das mais variadas idades participando acabou por me motivar a continuar, principalmente os idosos. Nesse ponto ja estava com 30kg a menos, passando dos 121kg para os 91 kilos.

Em dezembro de 2007 resolvi aprender a nadar, tarefa dificil ja que quando eu tinha uns 13 anos eu perdi um irmão vitima de congestão cerebral (havia acabado de almoçar e dois colegas o jogaram na piscina como o sangue estava sendo usado para fazer a digestão o mesmo subiu muito rápido ao cérebro por causa da temperatura da água o que acabou o levando mais cedo)... agradeço aos professores que com a maior dedicação cuidaram de mim e que com 30 dias me colocaram para dar umas braçadas.

Após 15 meses comprei minha primeira bicicleta e participei de um Duathlon Terrestre com as distâncias de 4km de corrida + 30km de bike + 4km de corrida (nem preciso falar que achei maravilhoso)

Após 18 meses (outubro de 2008) com 10 meses de aulas de natação fui participar de minha primeira travessia aquática (o que ocorreu em Santa Catarina na Travessia da Lagoa do Peri, na distância de 1500m). Lembro até agora do professor que iria me acompanhar durante a travessia ter desaparecido do meu lado ja nos primeiros 200 metros, cheguei 5 minutos antes que ele... ele ficou pra trás cuidando de outro aluno que estava mais desesperado.

Em novembro de 2008 participei da minha segunda travessia aquática também Santa Catarina só que dessa vez em Bombinhas (na verdade na praia de Zimbros), fiz isso para pegar uma maior experiência em natação em águas abertas, ja que meu destino na verdade era chegar no triathlon sem medo de enfrentar a água do mar.

Durante o ano de 2008 participei de várias provas de corridas e mais algumas provas de Aquathlon (natação na piscina + corrida de rua... todas de 10km)

No final do ano de 2008 participei do meu primeiro triathlon que na verdade foi um Triathlon Olimpico, não consegui concluir a prova ja que meu pneu furou após 30km de bike, fiquei feliz por ter feito boa parte da prova e sabia que o futuro seria promissor.

Em fevereiro de 2009 participei então da sonhada prova que havia assistido pela TV o SESC Triathlon de Caiobá... fiz uma boa prova.. dessa vez completei as três disciplinas. (nadar - pedalar - correr)

E desde então os desafios tem somente aumentado, como pode ser obervado pelo restante do conteúdo do blog.

Segue os resultados das provas de Ironman que tenho participado desde o ano de 2012
*Ironman é uma prova de triathlon que consiste em nadar 3.8km, pedalar 180km e correr 42km

(Editado em 19/12/2012)
Ironman Brasil 2012 concluído em 11:21:10
Segue o relato da prova de 2012

(Editado em junho/2013)
Ironman Brasil 2013 concluído em 11:02:29 
Segue um relato da prova de 2013

(Editado em julho/2014)
Ironman Brasil 2014 concluído em 10:58:14
Segue um relato da prova de 2014

(Editado em setembro/2015)
Ironman Lanzarote 2015 concluído em 12:33:17
Segue os tempos da prova

(Editado em agosto/2016)
Ironman Frankfurt 2016 concluído em 11:40:36
Segue os tempos da prova

E lembre-se do seguinte:

Quem define do que você é capaz é você e não os outros!!!!

Perseverança, disciplina, força de vontade, fé, alegria!!!

Você consegue...

Obs.: Atualmente mantenho meu peso em 84 kilos, com 1 metro e 84 de altura, sem utilizar nenhum tipo de medicação, somente com exercícios e alimentação adequada.

Hoje tenho uma família que observando meu exemplo, também faz exercicios fisicos diariamente.

Agradeço a todos os colegas que fiz nesses anos de Triathlon, são os melhores...

Como pode ser observado serão 5 anos e 30 dias de dedicação ao esporte até ganharmos a confiança suficiente para podermos participar de uma prova como o Ironman Brasil...

5 comentários:

Xampa disse...

Marlus,
que historia !!! Inacreditável o quanto vc perdeu de peso e o quanto melhorou sua alimentação.
Parabens !!! Parabens !!! Parabens !!! Parabens !!! Parabens !!! Parabens !!!
Agora, tem que agradecer ao cara que te desafiou. Ele mudou a sua vida.

rodrigohecke disse...

Sensacional sua história, não imaginava que vc tinha passado por tudo isso.

Aristides O. Hoefel IV disse...

Sensacional Marlus!! E vamos que vamos rumo a 2012.. Tempo no IM2012?? Não estou nem aí, importante será cruzar a linha de chegada e comemorar com os amigos!!! abrax!!

Cristian Moraes Duarte disse...

Obrigado pela postagem no blog Marlus!
Resolvi tentar conhecer mais esse amigo virtual que as vezes deixa um recado pra motivar no blog.
Essa postagem foi essencial pra mim, posso te dizer que sei da tua história no esporte, determinação pura.
Vou dizer ainda mais, eu te vi no ciclismo ou na corrida, fomos parelhos entre natação e bike, na corrida tu me deixou na mão. Essa base que tu pegou te deixou muito forte, tu vai fazer um excelente IM, sei que tempos não são tão importantes no primeiro IM, mas acredito em uma prova sub 11hs, tu tem capacidades plenas.
Vou acompanhar mais teu blog, tua história é motivante, sempre precisamos de motivação amigo.
Espero poder te ver pessoalmente e te dar um abraço por essa grande história de determinação.

paulo brasil disse...

sensacional, um exemplo pra mim!!