segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Estiramento Panturrilha

Bom pessoal, nem tudo em nossa vida funciona 100% da maneira que gostaríamos que funcionasse, após 6 meses de treinos bem feitos e seguindo a risca as planilhas de treino fizemos nesse período um Triathlon Olímpico onde consegui baixar 10 minutos do meu melhor tempo, fizemos também um 70.3 com um tempo bem legal.

Faltando apenas 16 dias para o Triathlon de Longa de Distância de Pirassununga durante um treino de 13km de corrida com tiros de 1km eu cheguei no Parque Barigui (Curitiba) como de costume no final da tarde, a natação ja havia sido feita, como cheguei um pouco mais cedo do que o horário normal resolvi fazer um alongamento de leve para dar inicio a seção de corrida, quando no kilometro 2 do aquecimento eu acabei sentindo problemas em minha panturrilha, e como ja tive alguns problemas na mesma panturrilha resolvi abortar o treino. Saí do Parque triste porém confiante por ver que coloquei a minha saúde em primeiro lugar não deixando o vicio falar mais alto (pra quem treina sabe do que estou falando), no dia seguinte não sentia mais dor alguma, foi então que fizemos um pedal de 110km no sábado onde também a dor na panturrilha não se manifestou, porém no domingo durante uma transição de 60km de bike e 7km de corrida, mais especificamente no kilometro 5 da corrida minha panturrilha começou a ficar dolorida, eu fui diminuindo o ritmo e encerrei o treino com 6km de corrida feitos.

Decidi que nos próximos 16 dias que antecedem a prova não irei fazer nenhum treino de corrida, esperando uma pronta recuperação, não sinto dor alguma para nadar ou pedalar, não sinto dor alguma para andar.

Então acredito que com esses 16 dias de repouso (de corrida( eu consiga me recuperar e estar pronto para fazer uma boa corrida em Pirassununga, os treinos de bike e natação serão feitos pois não sinto nenhuma dor ao fazê-los.

Curiosidade:

O estiramento na panturrilha surgiu justamente em uma época onde eu me encontrava com 100% de confiança em minha corrida, ja que em 2 treinos que eu havia feito eu havia batido meus recordes pessoais nas distâncias de 10km e da Meia-Maratona.

Curiosidade 2:

Quase nunca faço alongamento, no dia que resolvi de fazer o alongamento eu sofri com o estiramento.

Uma coisa é certa no dia 20/11/11 estarei alinhado na largada do Triathlon de Longa Distância de Pirassunuga nem que seja somente para nadar e pedalar.

3 comentários:

Vagner disse...

A minha lesão foi por motivo idêntico ao seu. Acho que a única diferença é que eu estava dando tiros na esteira.

Acho sua decisão de não correr correta - mas se tiver oportunidade, faça gelo! Muito gelo...

Uma semana depois que não consegui correr, tentei fazer um treino de uma hora no Campo de Marte para "me testar" - eu na verdade não sabia o que tinha porque ainda não tinha ido ao médico.

Consegui correr uma hora e até que de forma decente, mesmo com dor.

Só que depois não deu mais...

Em Pira, tenho certeza que você vai conseguir correr também. Mas acho que se você andar nos postos de hidratação ou fazer intervalos (tipo andar um minuto a cada dez de corrida) vai te ajudar a não sentir dor, tal como eu senti.

Boa sorte na prova!!

Marlus disse...

Obrigado pelas dicas Vagner...

Como te falei lá no Facebook, se der para correr deu, senão der não vou ficar triste... o importante é a lesão não piorar, pois em janeiro começam os treinos para o Ironman 2012....

rodrigohecke disse...

Marlus,saiba que vc não é o unico que esta passando por isso. Tenho tentado esconder de mim mesmo um problema que estou tendo na parte da trás do joelho, bem atrás mesmo. só doi no dia após as corridas e fico com muita dor e a perna travada, por pelo menos 48 horas. Hoje por exemplo me sinto 100%,mas após a maratona, acho que vou ficar até o Olimpico de Caiobá sem correr, para ver se me recupero. Assim como você, meu alongamento deixa a desejar e só tenho dores nas corridas, ou melhor, após elas.
Decidi que na maratona, vou lrgar, mas se a coisa ficar feia, vou parar e que se dane a maratona. Meu foco é IM 2012.
Vai com fé em Pirassununga e se a corrida te derrubar, derrube ela, nem que seja caminhando. Mas chegue inteiro, Janeiro temos os longões para fazer de bike!!
Sucesso sempre e boa prova!!