terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cirurgia do ombro - liberação com crochetagem

Na etapa de recuperação de minha cirurgia do ombro, a fisioterapeuta que me atende utiliza de uma técnica chamada de crochetagem para liberar as fibroses, que impossibilitam a realização dos movimentos, fica a dica, tenho sentido um bom resultado tendo recebido seções de crochetagem. Leia abaixo para conhecer um pouco mais:

Histórico

A crochetagem é uma técnica de tratamento elaborada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70. Inspirando-se nos trabalhos de Cyriax, Ekman buscava um modo de trabalhar as estruturas de maneira mais apurada, profunda e precisa. Teve a idéia de criar ganchos (crochets) de diferentes curvaturas, cuja
extremidade terminava em uma espátula. Estes instrumentos, permitiam acessar o espaço entre os elementos a liberar, inacessíveis à mão devido à espessura dos dedos.

Definição

É um método não invasivo que permite liberar aderências das separações(cloisons) entre os tecidos (muscular, ligamentar ou aponeurótico), através da dissolução de tensões ou fibroses que interferem com a mobilidade dos planos de deslizamento. Como resultado, permite normalizar o trofismo e a mobilidade
tecidual na região implicada.

A crochetagem é indicada em uma grande diversidade de afecções em que há alterações teciduais, sejam elas de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. É também bastante utilizada para o tratamento de disfunções associadas a prática esportiva.

A boa prática da Técnica de Crochetagem implica em uma abordagem palpatória rigorosa e precisa.


Para quem mora em Curitiba, estou fazendo as seções na Orion Studio Pilates:

www.facebook.com/pages/Orion-Studio-Pilates-x

Nenhum comentário: