quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fez a inscrição para o Ironman? Que tal treinar?

Recentemente em uma discussão sobre mortes em provas de Ironman e 70.3 alguns colegas colocaram pontos importantes que na verdade são dicas que ficam para os novatos, são eles:

...

O que esta ficando comum é a presença de pessoas sem condições fisicas em provas que requerem um bom condicionamento. Acredito muito nessa associação...

...


Não estou afirmando nada... porém, falta de orientação + desconhecimento da própria condição médica + suplementos "perigosos" = bomba relógio!

...

Cada vez mais escuto falar de nego que não consegue se quer largar em uma prova se não tomar o "pozinho", que normalmente é algum acelerador/estimulante...

...


Olha, qualquer um assina o termo de morte e participa de um IM full ou 70.3. cabe ao treinador e ao atleta saber de suas reais possibilidades de completar uma prova dessas. O que eu mais vejo é nego tosco se inscrevendo em provas de triathlon para se gabar com o colega/esposa/familiares.

...

Fui impactado pela comunicação do Ironman com as campanhas mostrando “Tudo é possível" ou assistindo amadores chegando com 15-16 horas ressaltando que o importante é se superar independente do estado que vc chegar!
Acho que o Ironman esta vendendo um sonho perigoso onde a conquista é mais importante que a preparação e o planejamento.

...

Não sou contra Ironman, sou contra uma pessoa destreinada competir.

Sendo assim fica a dica mais importante de todas:


2 comentários:

Milton disse...

De fato o negócio não é brincadeira. Quando faço alguns treinos (e olha que nem são muito grandes) de transição, ou um prova maior (como foi a maratona) consigo imaginar que tem que estar MUITO preparado para fazer um Ironman. A gente não tem noção do quanto de esforço é necessário.
Os caras que entram nessa sem se preparar direito estão se arriscando. Ademais, o cara que faz um Ironman tem que gostar de triathlon e não de Ironman. O Ironman tem que ser uma consequência do esporte que ele tá praticando.

rodrigohecke disse...

Nós que treinamos, seguimos 100% a planilha, nos dedicamos e tudo mais. Já é difícil fazer a prova. Imagine quem leva na brincadeira. está faltando mais respeito pela prova isso sim.