sexta-feira, 15 de março de 2013

Lesões Musculares, Câimbras e contratura muscular

O que é a Cãibra?
A Cãibra ou Caimbra é uma contratura muscular espontânea (espasmo muscular), involuntária, violenta, causada por despolarização das placas motoras devido ao acúmulo de metábólictos produzidos durante a contração múscular anaeróbica.
Qual a diferença entre caimbra e espasmo muscular?
A cãibra é um espasmo muscular violento, involuntário e agudo, porém podemos ter um quadro mais leve e menos agudo e a isso chamamos espasmo muscular.
Qual a relação entre a contratura muscular o espasmo muscular e a caimbra?
Todas são patologias musculares que provocam a contração do músculo. como dito anteriormente a caimbra é um espasmo muscular agudo ( intenso, violento) já a contratura muscular é a contração prolongada da musculatura. Imagine que o músculo teria uma cãimbra porém leve, só que no caso da contratura esse espasmo da musculatura ( contração múscular) permanece durante vários horas ou dias. Ou seja a contratura muscular e uma contração continuada do músculo e a Caimbra é um episódio agudo que dura poucos minutos e é muito intensa.

Quais os sintomas da Caimbra e da contratura múscular?
No caso da caimbra ocorre uma contração involuntária, muito intensa que necessita se ajuda para manter o músculo alongado. A contratura muscular apresenta o músculo endurecido (contraturado).
O desequilíbrio de eletrólidos pode causar caimbra e espasmos musculares?
Sim, a mudança da concentração de eletrólitos e ácido lático provocam contratura muscular, o principal ion ligado a contração muscular é o cálcio, porém o Na ( sódio), K ( potássio) e Mg ( magnésio) podem estar envolvidos no espasmo muscular.
Banana e água de coco fazem bem  para os músculos, previnem e tratam a cãimbra?
Paciente em uso de diurético pode ter desequilíbrio hidro-eletrolítico, porém, caso os eletrólitos estejam normais no sangue, esses alimentos não mudam o quadro de caimbra.
Qual o papel dos isotônicos? 
Exercícios extenuantes requerem uma hidratação com isotónico para prevenir as contraturas musculares a importância dos isotónicos aumenta ainda mais nos dias quentes.
Qual a melhor HIDRATAÇÃO durante a corrida ?
Começar sua corrida com o corpo pré hidratado. Tomar aproximadamente 300 ml de liquido isotónico 10 a 15 minutos antes de iniciar a corrida. Você pode perder entre 180 a 360 ml de líquido a cada 20 minutos de corrida, você deve beber 300 a 400 ml de líquido isotónico a cada 20 a 30 minutos ao longo de sua rota. Essas dicas se aplicam a todas as atividades físicas intensas. Durante o verão esse consumo pode aumentar. use a diga da balança descrita abaixo para ajudá-lo.
Importante pesar-se antes e depois das atividades físicas. Para cada 0,5 kg que você perder, beber aproximadamente 500 ml de líquido isotônico.
Após a primeiros dias você passa a conhecer seu consumo de líquidos e dessa maneira faz a reposição durante a prática de exercício.
Cãibra pode ser sintoma de uma doença grave?
As contrações musculares espontâneas atípicos podem ser sintoma de um desequilíbrio hidro eletrolítico que está presente em algumas doenças. Atenção a contratura dos masseteres ( não consegue abrir a boca por espasmo dos músculos que fecham a boca) nesse casos você deve procurar um médico clínico imediatamente.
Qual o papel da massagem no tratamento da câimbra?

A massagem suave promove analgesia e ajuda no tratamento após o episódio de câimbra e contraturas musculares. No momento exato da câimbra o tratamento deve ser alongamento suave do músculo para impedir que ele fique em contração completa. A permanência em contração completa por vários segundos  leva a piora da câimbra e piora muito a dor após o episódio do espasmo. Quando o paciente descobre isso ele muitas vezes consegue evitar a câimbra simplismente mantendo o músculo alongado ao primeiro sinal de que o músculo irá entrar em espasmo.

Texto do Dr. Marcos Britto da Silva

Nenhum comentário: