quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Analisando os treinos longos para a Maratona de Curitiba 2014

Tinha até o dia 14/09/2014 para cancelar a minha inscrição para o Challenge Florianópolis (prova em distância de Meio Ironman), como não estava treinando natação e sem volume de bike devido a operação do ombro, resolvi cancelar minha inscrição e definir um novo objetivo para o final do ano, até para ter como manter o corpo em atividade.

Na definição desse novo objetivo escolhi fazer a maratona de Curitiba, e vejo que não foi a decisão mais correta, treinar para uma Maratona é algo que deve ser levado muito a sério pois os treinos são extenuantes e em apenas 2 meses não acho que conseguiria ter uma boa preparação e estar confiante para fazer uma boa corrida.

Segue um relatório dos treinos longos de corrida que fiz para essa Maratona, apesar de ainda não ter terminado a preparação. Toda quarta-feira tenho treino de tiros, sexta feira e sábado tenho uma rodagem intermediária entre 7 e 10km, e domingo tenho feito os treinos longos. (lembrando que terça, quinta e sábado eu pedalo).

Dia 21/09 - distância 18km pace de 5'19"

http://connect.garmin.com/modern/activity/598259014

Dia 28/09 - distância 20km pace de 5'24"

http://connect.garmin.com/modern/activity/600762195

Dia 05/10 - distância 22km pace de 5'24"

http://connect.garmin.com/modern/activity/606565410

http://connect.garmin.com/modern/activity/606565510

obs.: meu Garmin deu problema e tive que dividir o treino em 2 partes.

Dia 12/10  - distância 24km pace de 5'21"

http://connect.garmin.com/modern/activity/611494058

Dia 19/10  - distância 26km pace de 5'07"

http://connect.garmin.com/modern/activity/615715745

Dia 27/10  - distância 28km pace de 5'11"

http://connect.garmin.com/modern/activity/621610295

Atualizada essa postagem (dia 03/11/2014)

Dia 02/11/2014 - distância 30km pace de 5'09"

http://connect.garmin.com/modern/activity/625049409

obs.: Corri o longo na segunda-feira já que quebrei feio no domingo, estava me sentindo muito cansado de uma transição(bike + corrida) que havia feito no sábado e no domingo não estava rendendo o treino, era para correr 28km e acabei correndo somente 10km e deixei para fazer os 28km na segunda-feira.

Todos esses treinos tem sido muito sofridos, pois estava sem volume de corrida, sem ritmo, fiquei 1 mês  correndo entre 8km e 10km até começar a treinar para a maratona.

É possível observar uma evolução nos treinos, os últimos longos tem saído em um ritmo melhor se comparados aos treinos anteriores, porém não tem sido nada fácil, e nos treinos para o Ironman de 2014 estava correndo essas distâncias com uma certa facilidade e em um ritmo muito melhor.

Esse domingo dia 02/11 tenho mais um treino longo de corrida e depois o volume deve começar a baixar, só observando que esse volume já deveria estar baixando nessa semana para entrar nas semanas de polimento e chegar mais inteiro para a maratona, porém como comecei a me preparar muito tarde o polimento ficará um pouco menor.

Ainda não sei se conseguirei terminar a maratona correndo em um ritmo bom, estarei na largada porém caso veja que o corpo não esteja respondendo legal, não exitarei em abandonar a prova, até por que em janeiro iniciaremos os treinos para o Ironman Brasil 2015 e não quero chegar nesses treinos com alguma lesão.

Só lembrando que apesar de já ter feito o Ironman 3 vezes, eu nunca fiz uma Maratona sendo somente a maratona, e vejo que é complicado e temos que ter o máximo de respeito possível com essa distância.

Eu respeito a distância e meu corpo, mais muita gente vai falar que já fez maratona com muito menos treino que eu, que já fez treinos para a maratona em um pace muito pior que o meu, e que eu to me estressando a toa e que eu conseguirei fechar a maratona facilmente. Pessoal, não é assim que eu penso, fazer uma prova pra mim tem que ser feita de maneira que eu sinta que o corpo ta respondendo a aquele estimulo e que eu não estou lá judiando dele e o expondo a algo que não me fará bem.


Nenhum comentário: